booki

"Noções sobre o Custeio dos Produtos e Serviços" e "Gestão do Risco Cambial" são lançados pela Gestbook

Novidades Editoriais

25 maio, 2019

A Quântica Editora, através da sua chancela Gestbook, publicou as obra "Noções sobre o Custeio dos Produtos e Serviços" e "Gestão do Risco Cambial", da autoria de Eduardo Sá Silva, e de Carlos Mota e Mário Queirós.

Sobre as obras

Noções sobre o Custeio dos Produtos e Serviços
Nesta obra aborda-se a problemática do conceito de custo como sendo o gasto económico que representa o fabrico de um produto ou a prestação de um serviço. No entanto, o conceito pode não ser consensual entre os vários autores que o abordam.
Por outro lado, os custos podem assumir diversas formas.
Deste modo, pretende-se dar um contributo para esta problemática, apresentando-se uma série de casos práticos exemplificativos da aplicação dos conceitos no contexto empresarial. Como nota adicional, alguma da informação foi obtida através de pesquisa online em sítios eletrónicos atualizados.
Em suma, o objetivo é apresentar uma obra de divulgação geral cujo público a que se destina não é só o mundo académico, mas essencialmente o mundo empresarial, independentemente da formação de base (economia, engenharia, direito ou outra).

Gestão do Risco Cambial
Esta obra analisa como uma empresa deve avaliar e gerir a sua exposição cambial.
Teoricamente, a cobertura do risco cambial (hedge de risco de câmbio) reduz a variabilidade dos fluxos de caixa da empresa. São apresentadas as várias abordagens e práticas de gestão do risco cambial, incluindo estratégias operacionais e as técnicas de cobertura com recurso a contratos a prazo, contratos futuros, contratos de opções, etc., que permitem que a empresa se proteja contra os movimentos adversos da taxa de câmbio.


Sobre os autores
Carlos Mota
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Mestre em Finanças Empresariais pela Universidade Portucalense. Doutor em Gestão (Área de Finanças) pela Universidade Portucalense. Detém o Curso de Especialização em Estudos Europeus pela Universidade Católica Portuguesa. Foi diretor de várias instituições bancárias e administrador de empresas. Membro do Centro de Investigação CEOS.PP. Docente na área de Finanças do IPP-ISCAP, em regime de exclusividade. Autor de diversas obras e artigos nestas áreas.

Mário Queirós
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, pós-graduado em Estudos Europeus pela Universidade de Coimbra e em Ensino da Economia pela Universidade do Porto. Doutor em Economia pela Universidade Lusíada.
Possui experiência na elaboração, análise, acompanhamento e controlo de cerca de uma centena de projetos de investimentos em activos reais. Conta ainda com uma vasta experiência letiva em análise de investimentos e de risco no ensino superior e em formação profissional. Desde 1993 exerce funções de docente no ensino superior nas áreas da Economia, Gestão e Finanças.

Eduardo Sá Silva
Licenciado e mestre pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Doutor em Ciências Empresariais pela Universidade da Corunha – Espanha. Docente do ensino superior. Orientador de teses de mestrado e doutoramento nas áreas da Gestão Financeira e Contabilidade. Autor de diversas obras e artigos nestas áreas.

Sobre a Gestbook
A chancela Gestbook agrega a oferta de conteúdos nos domínios de economia e gestão, assumindo como missão estratégica a promoção, divulgação e edição de conteúdos especializados afins ao conhecimento técnico e empresarial, através da edição de livros em suporte físico e digital, revistas, seminários e formações.
Gestão industrial, organizacional, de projetos, recursos humanos, qualidade, logística, finanças, contabilidade e marketing, são alguns dos temas que pretendemos desenvolver no âmbito de uma atividade editorial que conta com mais de trinta anos de experiência na área dos conteúdos especializados em Portugal, prosseguindo um percurso de forte
ligação aos campos académico, técnico e empresarial.