booki

Paulo J. F. Gomes

Licenciado em Engenharia Mecânica, com a opção de Construções Mecânicas (FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), em 1986.
Iniciou em 1986 a actividade profissional como engenheiro projectista na empresa de fabrico de Maquinas-Ferramentas Eduardo Ferreirinha & Irmão.
Em 1987 transitou para o CATIM, Centro de Apoio Tecnológico à Industria Metalomecânica, com a missão de implementar um Laboratório de Ensaios Mecânicos de Materiais e Produtos Acabados, para a prestação de serviços à indústria. Tendo desempenhado de 1991 a 1995 a função de director de referido laboratório, o qual foi primeiro oficialmente acreditado em Portugal no domínio em causa, em conformidade com a norma EN ISO/IEC 17025. Em paralelo, iniciou em 1990 a atividade letiva na ESTEM - Escola de Tecnologia Mecânica, onde durante cerca de 20 anos foi responsável pelas disciplinas de Resistência e Mecânica dos Materiais.
Em 1996 transitou para a empresa Porfite - Acessórios para Canalizações LDA, desempenhando a função de director técnico.
Em 1997 teve como missão implementar a APTA - Associação de Produtores de Tubos e Acessórios, desempenhando desde então a função de director executivo. Neste contexto, tem publicado diversos artigos técnicos no domínio das tubagens de aço em revistas da especialidade. Também elaborou um manual técnico e várias ferramentas de cálculo de tubagens de aço, sendo responsável pela revista APTitude.

Qualificações adicionais:
-Pós-graduação em Instrumentação Aplicada em Engenharia Mecânica (DEMEC-FEUP), em 1989.
-Pós-graduação em Gestão Industrial (DEMEGI-FEUP), em 1991.
-Curso de alta direcção em "Gestão da Complexidade", na ESADE - Escola Superior de Administração e Direcção de Empresas - Barcelona (Espanha), em 1995.
-Pós-graduação em Engenharia Comercial e Gestão "Executive-MBA" (AEP/IEP - Instituto Empresarial Portuense), em 1995.
-Curso intensivo sobre "Direcção de Empresas", na Universidade de Lausanne (Suíça), em 1997.

Outros:
-Representante de Portugal nos seguintes Comités Europeus de Normalização "ECIS/TC 110-Tubos, Válvulas e Acessórios", "CEN/TC 190 - Tecnologias de Fundição" e no Comité Internacional de Normalização "ISO TC 5 - Tubos, Válvulas e Acessórios".
-Membro da Comissão Técnica Nacional de Normalização "CT 18 - Tubos, Válvulas e Acessórios".
-Membro da Comissão de Certificação da CERTIF "CTC 6 - Tubos e Acessórios Metálicos".
Bibliografia:

55,00 €