booki

 

José Paulo de Melo e Abreu

José Paulo de Melo e Abreu é professor do Instituto Superior de Agronomia (ISA), Universidade de Lisboa. Habilitado com licenciatura, doutoramento e agregação em Agronomia, coordenou e lecionou mais de uma dezena de disciplinas de todos os níveis de ensino, em Portugal e no Estrangeiro, com especial realce para a Agrometeorologia e a Modelação Agroambiental.

Foi durante mais de uma década o representante de Portugal na European Society for Agronomy. É o coordenador da linha temática “Oliveira e Azeite” do LEAF. Tem representado o ISA em numerosos grupos de trabalho e associações. Por exemplo, neste momento é o Coordinating Expert do Focus Group “Protecting fruit production from frost damage” da EIPAGRI, European Comission, EU.

Desenvolveu grande parte da investigação na área da resposta das plantas ao ambiente físico, nomeadamente temperatura, radiação e stress hídrico. Liderou vários projetos nacionais e a participação portuguesa de alguns projetos internacionais, e participou em cerca de uma dezena de outros projetos. Desenvolveu modelos para duas dezenas de culturas arvenses e três culturas perenes. Ao longo dos anos tem publicado dezenas de artigos internacionais e alguns nacionais, e foi coautor de dois livros internacionais, que são referências mundiais nas áreas respetivas, sendo o livro de dois volumes da FAO traduzido em três línguas. Publicou, também, numerosos capítulos de livros internacionais e nacionais, e alguns artigos de divulgação. É membro do Editorial Board do European Journal of Agronomy e referee de dezenas de revistas internacionais e algumas nacionais.

Foi Diretor Técnico e Científico do maior programa de cooperação agrícola entre Portugal e Angola (Projeto NovoMilho). Foi durante vários anos agrícolas Diretor Técnico de uma exploração agrícola de 1200 ha no Alto Alentejo, onde projetou e dirigiu a construção de todo o aparelho de produção, incluindo uma barragem com dimensões próximas dos limites autorizados aos Engenheiros Agrónomos. Fez cerca de uma dezena de estudos técnicos. Realizou missões profissionais em mais de uma dezena de países.