booki

Jacek Banasiak

Jacek Banasiak nasceu a 15 de março de 1959 em Lódz, Polónia. Concluiu o mestrado em Engenharia pela Universidade Técnica de Lódz em 1981, doutorou-se pela Universidade de Strathclyde em Glasgow, Escócia, em 1989, e obteve a Agregação pela Universidade de Varsóvia em 1999. Lecionou na Universidade Técnica de Lódz entre 1981 e 1992, altura em que integrou o Departamento de Matemática e de Matemática Aplicada da então Universidade de Natal, atual Universidade de KwaZulu-Natal, em Durban, África do Sul, onde foi director da School of Mathematical Sciences em 2005-2007 e em 2008 atingiu a posição de Senior Professor. Desde janeiro de 2016 é o DST/NRF Chair em Modelos e Métodos Matemáticos em Biociências e Bioengenharia na Universidade de Pretória, África do Sul.
A investigação de Jacek Banasiak centra-se na Análise Matemática de modelos não-locais integro-diferenciais em teoria cinética, biomatemática, fragmentação-coagulação, e análise assintótica de problemas com múltiplas escalas. É autor ou co-autor de cinco monografias de investigação, mais de uma centena de artigos científicos, orientou oito estudantes de doutoramento e mais de vinte de mestrado.
Em 2012 recebeu a Award for Research Distinction da Sociedade Sul-africana de Matemática e em 2013 a Cruz de Mérito (Prata) da República da Polónia. É membro da Academia da Ciência da África do Sul e membro correspondente da Academia das Ciências Africana.