booki

Filipe Alexandre de Sousa Pereira

Filipe Alexandre de Sousa Pereira
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP, 2008). Mestre em Engenharia Eletrónica e Computadores com especialização em Eletrotecnia e Sistemas de Energia e em Automação, Controlo e Robótica. Atualmente é Professor do ensino secundário, nas áreas das Energias Renováveis, Eletrotecnia, Eletrónica, Automação e Telecomunicações.
Lecionou várias formações de nível III e nível IV na ATEC – Academia de Formação da Siemens, Autoeuropa, Bosch e Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) e também na ACIB – Associação Comercial e Industrial de Barcelos nas áreas de Eletrónica e Eletrotecnia. Formador na Escola Profissional de Tecnologia Eletrónica (ESTEL) do Curso Instalador de Energia Solar Fotovoltaica, e no CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (no módulo de Energia Solar Fotovoltaica e de Eletrotecnia), lecionando ainda o Curso Técnico Instalador de Energia Solar Fotovoltaica na Escola Profissional Tecnológica do Vale do Ave (FORAVE).
Além de formador, faz parte da comissão técnica da Critical Kinetics - SGS Academy nos módulos de Projecto Avançado de Sistemas Solares Fotovoltaicos e para o módulo de Energia Eólica do Grupo I.
Coordenou projetos de reciclagem e formação a quadros médios de empresas e docentes do ensino secundário nas áreas de Eletrónica, das Telecomunicações e Automação Industrial. É autor de artigos na revista “renováveis magazine” e em revistas internacionais como “Mecatrónica Atual”, “Saber Eletrónica” e “Eletrónica Total”, no Brasil. É formador reconhecido pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) nas áreas das Tecnologias Educativas (Aplicações da Eletrónica Digital) e nas Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da informática), Energias Renováveis e Automação Industrial. Realizou projetos de investigação de energia solar fotovoltaica e eólica em escolas. É coordenador, orientador e júri das provas de aptidão profissional dos cursos profissionais de Eletrotecnia. Neste momento é responsável pela Coordenação e Projeto de Obras nas áreas da energia solar fotovoltaica, eólica e biomassa na empresa KleanEnergie4Life, Lda.