Ana Quitério
Nascida em Lisboa, Mãe da Inês, da Maria e do João, filha de pais Professores, Ana Quitério licenciou-se na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa, em Ciências do Desporto. Doutorou-se no ramo de Motricidade Humana na mesma instituição e é, atualmente, Professora no Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades dessa mesma faculdade, hoje inserida na Universidade de Lisboa, fazendo igualmente parte da direção da Sociedade Portuguesa de Educação Física.
No final da licenciatura, o seu encanto pela biologia e pedagogia da atividade física intensificou-se quando se iniciou como professora de um grupo de ginástica de manutenção - o Grupo do Estádio Nacional - do qual ainda hoje faz parte e com quem revela sentir semanalmente a magia da atividade física em grupo. A sua experiência como professora de Educação Física, assim como a sua convivência diária com Professores de Educação Física, proporcionam uma reflexão partilhada sobre a essência e missão desta profissão. Todavia, foi no decorrer dos últimos seis anos, com o nascimento dos seus três filhos, que os fenómenos da EDUCAÇÃO conduziram à sua inspiração para a realização deste livro.
Socorrendo-se de uma formação académica muito baseada na biologia da atividade física e desportiva, Ana enfrenta um quotidiano de perguntas acerca do corpo que mexe, que sente, que pensa, que se expressa consigo e com os outros, dos estilos de vida, da educação dos jovens, da Pedagogia da Educação e do mundo dos comportamentos ativos. Nesta sua primeira aventura da escrita, a autora desassossega um olhar sobre uma educação quieta e passiva, revelando publicamente o seu mais franco e sentido reconhecimento pela educação irrequieta, ativa e integral.