booki

Joaquim Cândido Castelo e Veiga Ribeiro

Joaquim Cândido Castelo Veiga Ribeiro
Nasceu em Moçambique em 1960, licenciou-se em Engenharia Geotécnica pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto e concluiu o grau de Mestre em Georecursos pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa em 2001, defendendo a tese subordinada ao tema “Uma contribuição para a utilização de xistos em camadas de leito de pavimento”.
Iniciou a atividade profissional em empresas do setor da construção civil e obras públicas em 1986, tendo participado até ao momento em algumas das maiores obras públicas de construção de Portugal, tais como o programa das concessões rodoviárias em regime de PPP, a construção da Barragem do Baixo Sabor e o lançamento do projeto ferroviário de alta velocidade TGV, acompanhando não só a respetiva gestão operacional e funcional, mas também a administração do negócio.
A sua experiência profissional tem-se desenvolvido em Portugal e em vários países estrangeiros, dos quais se destaca pelo volume de negócios e duração, Moçambique, Angola, Argélia, e, mais recentemente, a região da América Central, onde tem desempenhado funções de gestão de topo e de administrador executivo.
Esta vivência de mais de 30 anos a nível nacional e internacional confere-lhe know-how nas áreas de project management, organização e desenvolvimento empresarial, gestão internacional e administração de empresas. Tem participado como orador, em vários seminários ou palestras e a publicação desta obra, proporcionou vários convites para abordagem do tema da gestão, em instituições de ensino e empresas privadas do sector
da construção.
Tem como hobby a fotografia e o gosto pela leitura e escrita.