booki

Eloisa Biasotto Mano

Eloisa Biasotto Mano

Eloisa Biasotto Mano

Nascida no Rio de Janeiro, onde realizou seus estudos de graduação, diplomando-se em Química Industrial (1947) e Engenharia Química (1955) pela Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro.

E Professor Catedrático por concurso (1962), Diretor do Instituto de Macromoléculas (IMA) da UFRJ, Livre Docente da Cadeira de Química Orgânica II e Doutor, ambos pela Escola de Química da UFRJ (1961).

Recebeu seu treinamento em Química de Polímeros na Universidade de Illinois, EUA, sob a orientação do Professor Carl S. Marvel (1956-1957), e na Universidade de Birmingham (Inglaterra), com o Professor J. C. Bevington (1964).

E Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1978 e Representante Nacional do Brasil na Comissão de Nomenclatura de Polímeros da IUPAC (1980-1990).

Entre suas atividades acadêmicas atuais contam-se a de Pesquisador I-A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Professor Orientador de Teses de Mestrado e Doutorado do IMA e Professor do Curso de Graduação de Química e Engenharia Química da UFRJ. É supervisor e orientador de pesquisas solicitadas por indústrias, no IMA.

E responsável pela criação do primeiro Grupo de Pesquisadores em Polímeros no Brasil, que deu origem ao atual IMA /UFRJ.
Já orientou 24 Teses de Mestrado e 6 de Doutorado.